Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias Significado das tatuagens

16/10/2012 18h15

Significado das tatuagens

 

Conheça varias tatuagens masculinas de dragão chinês, carpa, fênix, escorpião, entre outras tatuagens para homens.

 

Técnica milenar, as tatuagens eram usadas para enfeitar pessoas poderosas, grupos, identificar tribos, e esconder varias imperfeições e suas referências datam de mais de 40 mil anos.

 

A tatuagem vem desde 2160 A.C e 1994 A.C tempo em que viveram mulheres egípcias como a Amunet que foi encontrada mumificada, com trações muitas semelhantes às tatuagens na região da barriga.

 

Nas montanhas de Altais, na Sibéria também foram encontrados muitas múmias com mais de 2.400 anos com algumas tatuagens nos ombros. Os desenhos eram quase iguais a animais reais e imaginários. Em Roma, entre 509 A.C e 27 A.C os prisioneiros eram todos tatuados para não serem confundidos com pessoas de classe social abastada.

 

Os principais desenhos dessas tatuagens eram de animais e deuses mitológicos. Hoje, todos os desenhos também tem algum significado que varia desde simbologias místicas, concretas, pessoais, religiosas, positivas ou negativas, além de outras traduções.

 

Veja algumas tatuagens com significados:

 

Tatuagens de Carpa

 

Segundo a lenda chinesa, a carpa era um peixe que, na época da desova, atravessava o do Rio Amarelo (Huang HO), que passa por todo o continente Chinês, nadando altos vales com cascatas para chegar à fonte na montanha Jishinha. Na lenda, quando o peixe atingia seu objetivo se transformava em dragão. Nas tatuagens, significa determinação e superação de obstáculos. Quando o desenho aponta para cima significa força para conquistar objetivos e para baixo simboliza que os objetivos foram conquistados. De uma forma geral, nas tatuagens masculinas o significado é relacionado à perseverança e valentia.

 

Significado das tatuagens Carpa

Significado das tatuagens Carpa (Foto: Divulgação)

 

 

Tatuagens de Escorpião

 

As tatuagens de escorpião variam de tribos da África, Sudeste Asiático e Oriente Médio. De forma geral, as lendas em torno do animal referem-se ao seu ferrão como uma forma de proteção, atribuindo esse valor às tattoos. Na mitologia egípcia, a deusa Ísis tinha escorpiões gigantes como guardiões e, ainda hoje, o Egito tem o escorpião como forte amuleto de sua cultura. Na mitologia grega, um escorpião fora enviado para matar Orion (que ressuscitara pelas mãos de Ofiúco) e daí derivam os nomes das constelações. O animal também é citado no livro bíblico Apocalipse e na mitologia budista.

 

Significado das tatuagens Escorpião

Significado das tatuagens Escorpião (Foto: Divulgação)

 

 

Tatuagens Masculinas Maori

 

Entre as tatuagens tribais, a Maori é uma das mais comuns quando o assunto são as tatuagens masculinas nas pernas. A civilização Maori, segundos os estudos, foi a primeira a ocupar a Nova Zelândia. De acordo com a tradição oral, os antepassados saíram de Gaawiki (na Polinésia tropical) e alcançavam a terra virgem por meio de grandes navios. Para os Maoris, as tatuagens carregam um amplo significado cultural. As tatuagens feitas na cabeça, por exemplo, eram ligadas ao status dentro da tribo: quanto mais nobre, mais coberto era o rosto, mãos e pescoço.

 

 

Outro exemplo bastante comum da tatuagens Maori são os círculos em espirais, que representam o ciclo da vida e podem reverenciar os antepassados. Também as pontas de flecha são significativas, e significam proteção e coragem, uma vez que era o símbolo das tribos guerreiras. Tartarugas representam serenidade e resistência (longevidade) e tubarões representam força e determinação. Os Korus, populares brotos de samambaias, representados na posição fetal, significam o início de uma nova vida, a transformação. Já as folhas de samambaia representam o “caminho” a seguir.

 

 

Significado das tatuagens Maori

Significado das tatuagens Maori (Foto: Divulgação)

 

 

Tatuagens de Tigre

 

Nas tatuagens a imagem do tigre simboliza força, poder, invencibilidade, velocidade e ira. Para a cultura asiática – principalmente a coreana – os tigres são representantes da imponência, da percepção aguçada e da inteligência (como acontece como o leão na cultura europeia) e também são considerados amuletos contra o mau olhado. No hinduísmo, a principal referência ao animal é a deusa Shiva, que veste uma pele de tigre e é retratada montando um tigre. Na China, povos do Tibet e de Yunnan perpetuam a lenda dos homens-tigres, acreditando serem descendentes do animal. O tigre e outros animais estão entre as mais populares tatuagens nas costas.

 

Significado das tatuagens Tigre

Significado das tatuagens Tigre (Foto: Divulgação)

 

 

Tatuagens de Águia

 

As primeiras referências do uso da águia como símbolo cultural datam das civilizações mesopotâmicas e do antigo Egito. A águia é um pássaro com habilidades para voar de maneira silenciosa e ágil, representando a liberdade ou o espírito livre. Na lenda, a águia era o sol de Deus que representava poder espiritual, considerada o senhor do ar. Era um símbolo adorado por reis, imperadores e guerreiros. Na história moderna, foi incorporada aos símbolos dos Estados Unidos e Alemanha, no contexto histórico imperialista. É um dos desenhos de tatuagens masculinas mais populares entre pilotos e amantes da pilotagem.

 

Significado das tatuagens Aguia

Significado das tatuagens Aguia (Foto: Divulgação)

 

 

Tatuagens de Fênix

 

Na mitologia grega, a fênix é o pássaro conhecido pelo poder de ressurreição e pela força – há lendas em que o animal é capaz de carregar elefantes. Quando morria, a fênix entrava em combustão e depois de algum tempo, renascia das próprias cinzas. Em algumas culturas, também é um símbolo da docilidade, pois se alimentava de orvalho e não praticava o mal. Nas tatuagens, para alguns pode simbolizar Cristo. De forma geral, a vida longa da fênix e o seu poder de renascimento conferem às tatuagens o significado de imortalidade e transformação. A Fênix também uma das tatuagens femininas nas costas mais solicitadas nos estúdios

 

Significado das tatuagens Fenix

Significado das tatuagens Fenix (Foto: Divulgação)

 

 

Tatuagens de Dragão Chinês

 

Significado das tatuagens Dragão Chinês

Significado das tatuagens Dragão Chinês (Foto: Divulgação)

 

 

Ligado à figura do Imperador Chinês, o dragão, que é a 5ª criatura do horóscopo chinês está relacionado à fertilidade e energia masculina. Para a cultura oriental, representa a energia do fogo, que é destruidora, mas permite a transformação. Na cultura ocidental, essa representação sofre algumas modificações. Para a mitologia de países como a China, o dragão tem o poder de controlar a água dos mares e a chuva, exercendo influência sobre a agricultura. Nas tatuagens, o desenho do dragão chinês está principalmente relacionado à coragem, nobreza, dever e honra. Veja outras indicações de fotos de tatuagens masculinas no braço no Alienado.net.

 

Faça sua tatuagem no: Santy tattoo

 

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados