Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias SITE DA RECEITA FEDERAL –WWW.RECEITA.FAZENDA.GOV.BR

03/07/2013 18h15

SITE DA RECEITA FEDERAL –WWW.RECEITA.FAZENDA.GOV.BR

Em nossa matéria iremos demonstrar como acessar o Site da receita federal e o que ele tem a lhe oferecer gratuitamente.

 

Receita Federal

 

A Receita Federal é o órgão responsável pela criação de processamento do Cadastro de pessoa Física mais conhecido como CPF e o Cadastro Nacional de pessoa Jurídica mais conhecida como CNPJ.

 

A Receita Federal tem diversas funções tais como administradora de tributos internos do comercio exterior, gestão e execução de atividades de arrecadação, lançamento, fiscalização, cobrança administrativa, gestão e educação de todos os serviços de administração, fiscalização e controle.

 

A Receita Federal também tem a função de preparar o julgamento em primeira instancia de todos os processos administrativos e gestão de todos os recursos materiais, financeiros, humanos e tecnológicos. Isso tudo se resume em um pequeno nome Receita Federal.

 

Receita Federal Logo marca

Receita Federal Logo marca   (Foto: Divulgação).

 

Receita Federal - Como acessar o site e o que ele tem a oferecer

 

Bom para acessar o site da receita federal basta digitar <http://www.receita.fazenda.gov.br/> no seu navegador, o site da Receita Federal é bem amplo e contem diversas opções que podem ser acessadas por todas as pessoas físicas ou jurídicas.

 

Como você pode ver no campo superior da tela tem o campo de acesso, onde você deve colocar o CPF ou o CNPJ, código de acesso e senha. Após isso você ira ser redirecionado ao painel do Cidadão, onde estará disponível uma variedade de funções totalmente gratuitas e fáceis de serem acessadas.

 

As funções disponíveis no painel são aduana e comércio exterior, cadastros, certidões e situação fiscal, cobrança e fiscalização, declarações e demonstrativos, dívida ativa da união – DAU, isenções, legislação e processo, pagamentos e parcelamentos, restituição e compensação, senhas e procurações.

 

Site da Receita Federal

Site da Receita Federal  (Foto: Divulgação).

 

Todas essas funções podem ser acessadas após logar no site da Receita Federal, caso você ainda não tem cadastro você pode clicar na opção “Primeiro Acesso”, onde ira abrir uma nova página, lá você ira encontrar diversas opções entre as opções se encontra, “Acessar o portal e-CAC” seria onde você acessaria o painel citado acima, antes de acessar você deveria preencher todos os campos necessários para se cadastrar clicando na opção “Gerar o código de acesso”. Após clicar nessa opção ira aparecer 4 mais opções que estarão disponíveis logo abaixo.

 

1- Gerar código de acesso para pessoa física

 

2- Passo-a-passo para gerar o código de acesso - pessoa física

 

3- Gerar código de acesso para pessoa jurídica (exclusivo para optantes pelo Simples Nacional)

 

4- O que fazer se for exibido um alerta de página não confiável

 

O Site da Receita Federal também oferece a oportunidade de quem ainda não tem um CPF possa cria-lo online, para isso basta ir na Opção “Inscrição de CPF”, preencher todos os campos necessários para concluir o cadastramento tais como, nome, data nascimento, titulo de eleitor, sexo, naturalidade, uf, nome da mãe, CEP, município, logradouro, complemento, bairro, número da casa e telefone ou celular, após preencher todos esses dados basta clicar em “Enviar”. Agora todos os seus dados serão analisados.

 

Após realizar todos esses procedimentos em até 72 horas seu CPF (Cadastro de pessoa Física) estará pronto, dessa maneira basta você acessar o site clicar na opção “Comprovante de Inscrição no CPF” colocar os dados necessários tais como, número do CPF, nome, nome da mãe, data de nascimento e o número do titulo de eleitor para que você possa acessar o painel.

 

Cadastro de Pessoa física da Receita Federal

Cadastro de Pessoa física da Receita Federal  (Foto: Divulgação).

 

Agora é só imprimir e utilizar o seu CPF, caso você venha a perder seu CPF você precisa voltar ao site, novamente clicar na opção “Comprovante de Inscrição no CPF” com os mesmos dados você deve preencher e imprimir seu novo CPF. A dica é fazer duas copias do CPF uma em delas deve se plastificar, a copia plastificada você deixa guardado caso perca a outra copia basta copiar a que você já tem.

 

Lembrando que o número do CPF é único se você perder o número terá que pagar um valor de multa e ir ate uma instituição da Receita Federal em sua cidade, dessa maneira você poderá pedir a segunda via e ganhará um novo número de cadastro pessoal.

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados