Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias ESTÁDIO DA COPA 2014 NO BRASIL

16/10/2013 18h15

ESTÁDIO DA COPA 2014 NO BRASIL

A Copa do Mundo FIFA 2014 será a vigésima edição do maior evento de futebol do mundo e terá como país sede o nosso Brasil. Está é a segunda vez que sediamos uma Copa, a primeira foi em 1950. A competição acontecerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho e acontecerá pela quinta vez na América do Sul, após 36 anos desde a Argentina sediar o evento.  Muito tem se falando sobre os estádios que sediaram jogos da copa, seus gastos, suas reformas ou construção.


Foram escolhidos 12 estádios no país todo, e todos precisaram passar por reformas ou precisaram ser demolidos e totalmente reconstruídos conforme os padrões da FIFA. Dezoito cidades haviam se candidatado para sediar partidas, porém a FIFA limita esse número entre oito e dez cidades. Após sucessivas eliminações, restaram 12 sedes, após um apelo da CBF dada a dimensão do evento. As cidades selecionadas para o evento são: São Paulo com a Arena de São Paulo, Salvador com a Arena Fonte Nova, Rio de Janeiro com o Estádio do Maracanã, Recife com a Arena Pernambuco, Porto Alegre com a Arena Beira-Rio, Manaus com a Arena Amazônia, Natal com o Estádio das Dunas, Belo Horizonte com o Estádio Mineirão, Brasília com o Estádio Nacional Mané Garrincha, Cuiabá com a Arena Pantanal, Curitiba com a Arena da Baixada e Fortaleza com o Estádio Castelão.

 

Cidades da Copa 2014

Cidades da Copa 2014



Estádios da Copa 2014

 


Arena de São Paulo – São Paulo

 

Arena de São Paulo

Arena de São Paulo


Dos grandes clubes da cidade de São Paulo, o único que não possuía um estádio próprio com tamanho e infraestrutura para sediar seus jogos era aquele com a torcida mais numerosa: o Sport Club Corinthians Paulista. O sonho da nação corintiana se transformou em realidade com a vinda da Copa do Mundo para o Brasil, com a construção da Arena de São Paulo, no bairro de Itaquera, Zona Leste da cidade, tradicional reduto corintiano. O término do estádio está previsto para o inicio de 2014 e prevê a movimentação de recursos para à Zona Leste, que é uma das regiões da capital paulista mais carentes, onde vivem cerca de 4 milhões de pessoas. Só na construção do estádio, foram contratadas cerca de 6 mil pessoas. A Arena foi escolhida para receber a partida de abertura da Copa e também receberá mais cinco outros jogos, entre eles uma das semifinais.



Arena Fonte Nova – Salvador

 

Arena Fonte Nova- Salvador

Arena Fonte Nova- Salvador

 


A primeira capital do Brasil também sediará jogos da Copa em casa nova: palco de grandes confrontos do futebol baiano, a Fonte Nova (oficialmente Estádio Octávio Mangabeira) foi implodida para se construir uma moderna arena com capacidade para 52.048 torcedores e receberá  quatro confrontos da primeira fase do torneio, uma partida eliminatória das oitavas de final e uma das quartas de final. Inaugurado em 28 de janeiro de 1951, o estádio foi utilizado até novembro de 2007 e três anos depois foi demolido. A nova arena teve suas características originais mantidas e recebeu uma cobertura com uma leve estrutura metálica, além de um restaurante panorâmico e um museu do futebol.


 

Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro

 

Estádio Maracanã- Rio de Janeiro

Estádio Maracanã- Rio de Janeiro


Foi construído para a Copa do Mundo de 1950 e é imortalizado como palco da final entre Brasil e Uruguai, que é um dos capítulos mais marcantes da história do torneio, o Estádio Jornalista Mário Filho reassume a condição de ícone no Brasil 2014. Ele abrigará a maior quantidade de jogos do mundial, sete confrontos e a grande final no dia 13 de julho. Totalmente reformulado para a Copa, o estádio ficou conhecido como o “Maior do Mundo” e chegou a receber 200 mil torcedores e detém diversos recordes de público da história do futebol. Tem agora a capacidade para 73.531 torcedores e continua sendo o maior do país. Foi respeitado sua concepção original na reforma, onde foi incluído a demolição total do anel inferior para a construção de uma nova arquibancada com melhor visibilidade, a melhoria das rampas monumentais e a troca de todos os assentos, além da instalação de uma nova cobertura que capta água da chuva para reutiliza-la.  A fachada foi mantida intacta, já que a mesma é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

 

Arena Pernambuco – Recife

 

Arena Pernambuco- Recife

Arena Pernambuco- Recife

 


Recife já foi sede de uma partida da Copa do Mundo, em 1950 (Chile 5 x 2 EUA, na Ilha do Retiro), e agora ganha um novo estádio, que receberá cinco partidas da Copa de 2014. A arena se localiza em São Lourenço da Mata, na zona metropolitana da cidade, a 19 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes. O projeto é visto como uma alavanca econômica para o aumento da Grande Recife, em uma região considerada por muitos, carente. Com capacidade para abrigar 42.849 pessoas, a Arena Pernambuco começara a acolher partidas do Náutico, depois de acordo fechado com o clube alvirrubro em outubro de 2011. 

 


Arena Beira-Rio – Porto Alegre

 

Arena Beira Rio- Porto Alegre

Arena Beira Rio- Porto Alegre

 


Construído em uma área aterrada do Rio Guaíba no ano de 1969 e um dos cartões-postais de Porto Alegre, o Beira-Rio é a casa do Sport Club Internacional. Cenário de muitos  Gre-nais (partidas entre os grandes rivais Grêmio e Internacional) emocionantes e de quatro decisões da Copa Libertadores da América, o estádio foi reformado para receber cinco jogos da Copa, um deles pelas quartas de final do torneio. Maior estádio da região Sul do país, o “Gigante do Beira-Rio”, batizado Estádio José Pinheiro Borda, teve seu projeto de modernização custeado pelo próprio Internacionalm através do programa “Gigante para Sempre” e tem como ápice a instalação de uma cobertura metálica que protegerá os assentos, rampas e o acesso aos portões.

 


Arena Amazônia – Manaus

 

Arena Amazônia- Manaus

Arena Amazônia- Manaus

 


A Arena Amazônia, antigo Estádio Vivaldão, não chega a ser um palco tradicional do futebol brasileiro, mas com certeza ira atrair um grande número de torcedores graças à sua localização, no coração da maior floresta em área contínua do mundo. Inspirado na floresta, o projeto do estádio prevê a construção de uma estrutura similar a de um cesto de palha, que é típico da região, para proteger a área externa das arquibancadas. Todo o projeto se encaixa nas normas de sustentabilidade e deve deixar uma importante herança para a região. A Arena terá 42.377 lugares, restaurantes, estacionamento subterrâneo e um acesso por meio de um corredor de ônibus e monotrilho. Receberá quatro jogos da primeira fase da Copa.
 


Estádio das Dunas – Natal

 

Estádio das Dunas- Natal

Estádio das Dunas- Natal

 


Desde sua construção em 1972, o Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, o Machadão, abrigou grandes jogos de futebol da capital do Rio Grande do Norte. Mas para que a capital potiguar se tornasse uma das 12 cidades sede da Copa, era necessária uma estrutura maior e mais moderna. O Machadão foi completamente demolido para dar espaço para a construção do estádio das Dunas, cujo nome faz referência a uma das atrações naturais da região de Natal e não se limita apenas ao nome, mas também a construção ondulada que imita dunas de areia. Têm capacidade de 42.086 espectadores.

 


Estádio Mineirão – Belo Horizonte

 

Estádio Mineirão- Belo Horizonte

Estádio Mineirão- Belo Horizonte

 


É um dos templos do futebol brasileiro, casa dos times Atlético Mineiro e Cruzeiro, o estádio tem capacidade para 57.483 torcedores e foi completamente reformado para receber seis jogos do Mundial, que incluem uma semifinal. O projeto de reformulação incluiu o rebaixamento do campo, a melhoria da acessibilidade e outros quesitos.  Fica localizado no bairro da Pampulha e foi inaugurado no dia 5 de dezembro de 1965, pertencente ao governo estadual de Minas Gerais, batizado com o nome de Estádio Governador Magalhães Pinto.

 

 

Estádio Nacional de Brasília – Brasília

 

Estádio Nacional de Brasília- Brasília

Estádio Nacional de Brasília- Brasília

 


Pelos padrões de uma das cidades mais modernas do país em termos de arquitetura, o Estádio Nacional de Brasília é um dos mais imponentes e o segundo maior do país, com capacidade para 68.009 torcedores. O Antigo Mané Garrincha foi praticamente demolido para dar lugar a uma nova arena com uma nova fachada, com cobertura em estrutura metálica, novas arquibancadas e um gramado rebaixado para permitir uma visão total do jogo. O estádio foi aprovado para receber a abertura da Copa das Confederações e sete dos jogos da Copa do Mundo, incluindo uma das quartas de final.
 



Arena Pantanal – Cuiabá

 

Arena Pantanal- Cuiabá

Arena Pantanal- Cuiabá

 


A Arena Pantanal foi construída beira de uma região de uma rica biodiversidade, o Pantanal, e não poderia deixar de apresentar em suas metas de construção e manutenção estruturas sustentáveis. A madeira usada na construção é certificada e os entulhos passam por um processo de reciclagem e reaproveitamento na própria obra e nas suas vias de acesso.  Construída  especialmente para o Mundial, a Arena Pantanal terá capacidade para 42.968 torcedores e está localizada onde antes estava o Estádio José Fagelli e vai acolher quatro partidas da Copa do Mundo.
 

 


Arena da Baixada – Curitiba

 

Arena da Baixada- Curitiba

Arena da Baixada- Curitiba

 


Desde sua reinauguração em junho de 1999, o Estádio Joaquim Américo, popularmente conhecido como Arena da Baixada, ganhou a fama de ser um dos mais modernos e bem estruturados do país. Mas, para receber a Copa do Mundo, o estádio passa por reformas, para receber adaptações em que será construído mais um lance de arquibancadas paralelas ao campo. Assim, sua capacidade será ampliada para 40 mil espectadores, para que o estádio possa abrigar quatro jogos do Mundial de 2014.
 


Estádio Castelão – Fortaleza

 

Estádio Castelão- Fortaleza

Estádio Castelão- Fortaleza

 


Construído em 1973, o Estádio Governador Plácido Castelo, conhecido como Castelão, foi completamente reformado para receber até 58.704 torcedores. Ganhou um estacionamento coberto, estrutura de camarotes, área VIP, setor de imprensa, zona mista e seus vestiários totalmente renovados. Todos os assentos são protegidos por uma cobertura, até mesmo aqueles que ficam situados no anel inferior. Outra mudança no Castelão foi o acesso, com a construção de quatro novos corredores para ônibus, uma linha VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) além de duas estações de metrô e os torcedores tem mais facilidade de se locomover para assistir aos jogos, para restaurantes, cinemas, hotéis que fazem parte do complexo. 

 

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados