Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias FESTA JUNINA ORIGEM E SIGNIFICADO

29/04/2014 18h15

FESTA JUNINA ORIGEM E SIGNIFICADO

A Festa Junina é uma das festas mais esperadas e animadas do ano, saiba o significado e a origem de como surgiu está comemoração. Veja Também Receitas de Festa junina.

 

Muitos acreditam que a festa junina teve origem no Brasil, por ser um país animado com suas danças e músicas, mas isto não é verdade. Existem duas histórias do possível surgimento desta comemoração, a primeira diz que a festa surgiu porque havia muitas comemorações no mês de Junho, outros dizem que a festa surgiu em pequenas cidades católicas da Europa que comemoravam e homenageavam São João. Confira também as melhores receitas de junina pratos salgados.

 

Festa Junina Origem e Significado

Festa Junina Origem e Significado (Foto:Divulgação)

 

Historiadores afirmam que a Festa junina veio para o Brasil trazido pelos portugueses no Período Colonial, que também trouxeram grandes influências em outras culturas como chinesa, pelos fogos de artificio, francesa, pelas danças nobres que influenciaram bastante o Brasil a criar suas quadrilhas, portuguesa e espanhola que trouxeram suas famosas danças de fita, que têm tradição até os dias de hoje.

 

 

O mês de junho para os católicos é um mês muito comemorativo, pois é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro, que por sua vez se tronaram patronos das comemorações da Festa Junina no Brasil.

 

GRANDES TRADIÇÕES DA FESTA JUNINA NO BRASIL

 

Em todas as Festas Juninas espalhadas por todo canto do Brasil há uma coisa em comum, a Tradição. Isto é seguido a risca, claro que cada estado tem seu jeito de comemorar, porém as principais tradições da festa junina nunca morrem.

 

Festa Junina Origem e Significado Comidas tipicas

Festa Junina Origem e Significado Comidas tipicas (Foto:Divulgação)

 

 

Veja abaixo quais são as principais tradições da festa junina no Brasil:

 

- Mastro de São João: toda Festa Junina tem seu santo de devoção, Santo Antônio, São Pedro, o mais comum é São João, que já vem com uma tradição de muitos anos.

 

- Quadrilha: a dança típica e a mais tradicional da Festa Junina vieram trazidas da França e sofreu algumas mudanças aqui no Brasil, se tornando uma dança muito animada, tendo até concurso das melhores quadrilhas com suas músicas animadíssimas. Confira também receitas de doces para festa junina.

 

Festa Junina Origem e Significado Quadrilha

Festa Junina Origem e Significado Quadrilha (Foto:Divulgação)

 

- Fogueira de São João: a fogueira também é um símbolo tradicional da festa, e vem desde a Idade Média quando estava no processo de cristianização.

 

- Fogos de Artificio: dizem os mais antigos que os fogos sevem para “acordar” São João, para um novo ano e em sua comemoração. 

 

 

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados