Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias DEPRESSÃO: UMA DOENÇA DO CÉREBRO

04/02/2020 17h49 - Atualizado em 04/02/2020 17h52

DEPRESSÃO: UMA DOENÇA DO CÉREBRO

“Uma existência nua, exposta à dor, atormentada pela luz, ferida por todo som” Hugo von Hofmannsthal (1874-1929)

A depressão é um quadro clínico preciso, de causa multifatorial que inclui, um desequilíbrio bioquímico envolvendo neurotransmissores como serotonina e noradrenalina. Segundo a OMS em mais ou menos 15 anos será a 2º maior causa de comprometimento funcional. Entende-se por funcionalidade atividades como trabalhar, estudar, cuidar da higiene pessoal, contas, atividades domésticas e etc.


A tristeza e a melancolia parecem ser inerentes à nossa existência e mesmo à nossa dinâmica psíquica, entretanto não podemos correr o risco de perder as fronteiras entre a dor de existir, em alguns momentos de nossas vidas, e os estados depressivos, que tendem a nos lançar no profundo da solidão e na negatividade irremediável da vida.


Na depressão há sintomas claros como falta de perspectiva, perda de interesse em atividades antes prazerosas, incapacidade de sentir prazer(anedonia), negatividade ante ao mundo, ao futuro e a si mesmo, além de diminuição da libido, facilidade em fatigar-se, alterações cognitivas como pior rendimento da atenção, memória, tomada de decisão, raciocínio lógico e flexibilidade mental, assim como alterações no sono, isolamento social, alterações psicomotoras, perda de energia e vitalidade generalizada (astenia). Há também sintomas não tão claros como incertezas, culpa, exclusão, sentimento de inferioridade, sensação de angústia e confusão no momento da organização dos pensamentos, sensação de impotência e derrota associados ao medo, com intensidades distintas que causam a sensação da perda de controle da própria vida.


A percepção do tempo do EU parece ser diferente do tempo do mundo, em que parece que a pessoa está presa em um passado cinzento sem perspectivas para o futuro, ou seja, é o passado que alimenta o presente vazio e angustiante, é como se a pessoa com depressão carregasse o próprio corpo, um corpo carregado e lento, encarcerado dentro dos próprios limites com a sensação de perda dos próprios valores existenciais.


Sabemos que o cérebro é um órgão que sofre neuroplasticidade, sendo assim permeável aos estímulos e por isso passível de modificações em sua estrutura e funcionamento, tanto de forma negativa quanto positiva. Saber que esse órgão de tamanha nobreza é mutável e se ressente de experiências negativas é saber também que é transformado por experiências positivas, tais como a Terapia Cognitivo Comportamental e suas técnicas, exercícios físicos, alimentação saudável, a convivência em comunidades de amigos / familiares e etc.


O tratamento da depressão é transdisciplinar, portanto pode envolver profissionais da área da psicologia (Terapia Cognitivo Comportamental), Psiquiatria, Terapia Ocupacional e/ou Acompanhante terapêutico, que juntos definirão estratégias e um plano de tratamento junto ao cliente possibilitando melhora no funcionamento biológico do cérebro com as medicações, transformação da percepção associada ao comportamento, construção da rotina e hábitos para um novo conceito de cotidiano entre outros benefícios.


A depressão é uma doença que leva diversas pessoas no mundo a cometer suicídio, é grave e merece atenção tanto quanto as doenças cancerígenas, portanto o primeiro passo será sempre pedir ajuda, profissionais bem capacitados podem salvar vidas, mas nós só salvamos aqueles que chegam
até nós.

 

Fernanda Machado
Psicóloga e Neuropsicóloga Clínica

www.fernandamachado.psc.br – (11) 98295-7948 e (11) 5083-2923

 

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados