Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias DIETA DA PROTEÍNA

24/09/2013 18h15

DIETA DA PROTEÍNA

Dietas são um dos assuntos mais pesquisados na internet. Algumas prometem a perda de 8 quilos em uma semana, outras o ganho de músculos sem o menos esforço, algumas trazem receitas e formulas bizarra, mas que prometem o corpo perfeito. Quando chegamos a certas épocas do ano, essa procura pela perca de peso é maior, como por exemplo, em novembro, que é próximo ao verão. Mais será o risco de se procurar receita de dietas milagrosas é muito arriscado, podendo trazer mais prejuízos a saúde e ao bolso do que vantagens.
 

Dieta da proteína

Dieta da proteína

 

Benefícios da dieta da proteína

 


Uma das dietas mais procuradas e mais aceitas é a dieta das proteínas, que em alguns casos, ajudam a emagrecer 7 quilos. Mais fazer a dieta não é tudo, ela deve ser acompanhada de exercícios e de uma continua educação alimentar. Essa dieta é uma criação do Dr.Atkins, que trouxe um método um tanto quanto radical como propósito dessa dieta: cortar totalmente a ingestão de carboidratos, fazendo o organismo gastar a gordura acumulada como fonte de energia para as funções do corpo. Porém esse método é arriscado, já que cortando a ingestão de carboidratos o organismo pode entrar em colapso, fazendo a pessoa ter desânimo, tontura, lapsos de memória, mau hálito. Pode também aumentar os níveis de colesterol ruim, já que a ingestão de grandes quantidades de alimentos proteicos aumenta a quantidade de gorduras saturada e a taxa de colesterol é elevada.

 

 


Por isso pesquisadores brasileiros desenvolveram um método menos agressivo ao organismo da dieta das proteínas, diminuindo o consumo de carboidratos ao invés de tira-los totalmente da alimentação. Dando maior importância a fontes de proteínas como ovos, carnes vermelhas magras, carnes brancas, leites e derivados.

 

Fases da dieta da proteína


Cardápio da dieta da proteína

Cardápio da dieta da proteína

 


A dieta possui três fases:  A primeira é a  mais importante: dura cerca de  14 dias e possui apenas 1000 calorias, mas pode eliminar até 50% do excesso de peso. Por exemplo, se você tem 1,60 metro de altura e pesa 70 quilos, pode-se eliminar até 7 quilos logo no começo. Mas é importante acompanhar a dieta e fazer exercícios moderados, principalmente nos três primeiros dias, que é quando o organismo pode sentir a falta da ingestão de carboidratos.



A segunda fase, dura por cinco semanas e é com menos restrições, começa com 1100 calorias e finaliza com 1500, e é basicamente uma reeducação alimentar. Alguns alimentos que eram proibidos podem voltar ao cardápio uma vez na semana. Tente priorizar a ingestão de verduras, legumes, castanhas, carnes e leite magros - alimentos que contém pouco índice glicêmico. Quando o índice está elevado, o açúcar sobe aumenta rapidamente na corrente sanguínea, resultando no aumento da insulina que em  quantidades elevadas, esse hormônio faz o corpo estocar gordura.

 

Na terceira fase, todos os alimentos são liberados, mas consumidos com controle. Lembre-se: nenhuma dieta faz você perder peso sem nenhum esforço. Tudo depende do controle que você deve ter de sua alimentação, e de sua prática de exercícios físicos.
 

 

Cardápio da dieta da proteína

 


Confira alguns exemplos de cardápios para cada fase da dieta:

Primeira Fase


Café da Manhã:
Shake proteico - 1 copo (200 ml) de leite desnatado e 2 col.(sopa) de whey protein (no sabor de sua preferência). Use mixer ou liquidificador para misturar bem o produto, duas fatias médias de queijo minas frescal light 0% de gordura e duas fatias de presunto magro 

 


Lanche da Manhã:
1 xíc. (chá) de café com leite desnatado e adoçante 


Almoço:
1 filé (120 g) de frango grelhado, salada mista: agrião, alface, espinafre, pepino, rabanete e brotos de feijão e alfafa, à vontade.

 


Lanche da Tarde:
1 pote (100 g) de iogurte desnatado

 


Jantar:
1 filé (200 g) de peixe (pescada, merluza, badejo) com salada de folhas verdes de sua preferência.


 

Opções de cardápio

Opções de cardápio


Segunda Fase:
Nessa fase você pode acrescentar alguns alimentos nas opções acima.

 


Café da Manhã:
Acrescente uma porção de frutas de sua escolha e uma fatia de pão integral.

 

 

Lanche da Manhã:
Pode-se acrescentar um shake proteico ou uma porção de frutas de sua escolha.

 


Almoço:
 No almoço, inclua verduras e legumes à vontade (acelga, abóbora, abobrinha, couve-flor, berinjela, batata, cenoura). Na terceira semana dessa fase, pode se acrescentar uma porção de carboidratos, como arroz integral (três colheres/sopa). Na quarta semana, acrescente uma porção de amidos, duas batatas pequenas assadas ou cozidas, por exemplo.

 


Lanche da Tarde:
Acrescente um shake proteico ou uma porção de frutas de sua escolha.

 

Jantar:
 Acrescentar verduras e legumes à vontade (acelga, abóbora, abobrinha, couve-flor, berinjela, cenoura). Na terceira semana dessa fase, pode se acrescentar uma porção de carboidratos ou uma porção de grãos, como três colheres/sopa de lentilha. Na quarta semana, acrescente uma porção de amidos, duas colheres (sopa) de abóbora, por exemplo, e uma porção de frutas.



Dieta da proteína

Dieta da proteína


Terceira Fase:
Nessa fase, não há restrição de alimentos, desde que se consuma tudo com moderação. Está liberada a ingestão de doces, carboidratos e demais alimentos. Nesta fase, seu objetivo é manter o peso alcançado nas fases anteriores.

 


Café da Manhã:
1 xíc. (chá) de café com leite desnatado e adoçante, 1 pão francês sem miolo com 1 col. (sopa) de queijo cottage e uma porção de fruta. 


 


Lanche da Manhã:
2 torradas integrais com 1 col. (sopa) de queijo cottage ou uma fruta, como maçã ou kiwi.

 


Almoço:
Salada mista: agrião, rúcula, alface e tomate,  brócolis refogados, 4 col. (sopa) de arroz integral , 3 col. (sopa) de feijão, 1 filé (120 g) de peito de frango grelhado, uma rodela de abacaxi.

 


Lanche da Tarde:
1 barra de cereal integral light e 1 pote (100 g) de iogurte light.

 


Jantar:
1 prato (fundo) de sopa de legumes com carne ou frango (100 g) e 1 laranja.

 


Lembre-se também de ingerir bastante água durante as fases da dieta, no mínimo 2 litros por dia. Para mais informações, opções de cardápios, clique aqui.
 

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados