Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO

16/06/2014 18h15

LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO

O Folclore Brasileiro é cheio de mitos que até hoje deixam adultos e crianças com certo receio, veja quais as lendas e mitos do folclore brasileiro.

 

O Folclore brasileiro é rico em mitos e lendas que tiveram origem principalmente pelos indígenas nativos e teve algumas influências dos europeus, porém a maioria das lendas se deu origem no Brasil.

 

Folclore Brasileiro

Folclore Brasileiro (Foto: Divulgação)

 

A maioria dos brasileiros sabe da existência dos mitos e lendas folclóricas, porém algumas pessoas dizem acreditar que algumas dessas lendas serem reais, e muitas ainda dizem já terem visto alguns desses “personagens”.

 

As crianças sempre sonhadoras acreditam muito em lendas e mitos, e para elas tudo isso é um grande sonho a se tornar real, nas escolas, por exemplo, os educadores nunca deixaram morrer está cultura e sempre no mês de agosto, que é o mês oficial do folclore, elas aprendem ainda mais sobre o assunto, levando essa cultura para as novas gerações.

 

PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO

 

As histórias e lendas contadas ao decorrer de nossas vidas são muito importantes para a história e cultura do Brasil, além de serem algo muito importante para os indígenas, que mesmo com sua simplicidade conseguiu nos ensinar muitas coisas.

Para você aprender um pouco mais sobre o folclore brasileiro, nós do Guia Avaré selecionamos os personagens e lendas mais populares do folclore, veja:

 

Folclore Brasileiro Personagens

Folclore Brasileiro Personagens (Foto: Divulgação)

 

- Boto Cor-de-Rosa: o boto segundo a lenda fica no rio Amazonas e é um encantador de mulheres, na verdade ele nada mais é que um homem todo vestido de branco que fica na beira do rio e encanta as mulheres com sua beleza, e depois de encantada a mulher vai para o fundo do rio com ele, que volta a se transformar com boto.

 

- O Lobisomem: ele é metade homem metade lobo e se transforma toda noite de lua cheia, porém nos outros dias é um homem como qualquer outro. Segundo a lenda quando um casal tem 7 filhos e o sétimo é homem ele se transforma em lobisomem, que ataca animais de sitio e fazendas e assusta muitas pessoas.

 

- Saci Pererê: é um moleque muito travesso e bem esperto, tem uma perna só, fuma cachimbo e usa um goro vermelho que é seu amuleto da sorte, sem ele o pequenino não consegue fazer suas travessuras como dar nó na crina dos cavalos, deixa as crianças desobedientes, azeda leite, entre outras coisas.

 

- O Curupira: é um homem peludo do tamanho de uma criança de 7 anos verde, com cabelos cor de fogo e tem os pés virados de traz pra frente, que é para enganar os caçadores. Ele mora em baixo das enormes raízes e protege os animais e a floresta de pessoas e caçadores maus intencionados. O Folclore Brasileiro é cheio de mitos que até hoje deixam adultos e crianças com certo receio, veja quais as lendas mais conhecidas do folclore brasileiro.

 

Personagens do Folclore Brasileiro

Personagens do Folclore Brasileiro (Foto: Divulgação)

 

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados