Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias POIO: NÃO ASSUMI A PREFEITURA POR VAIDADE OU SEM COMPROMISSO. VOU HONRAR A POPULAÇÃO DE AVARÉ

13/02/2014 18h15

POIO: NÃO ASSUMI A PREFEITURA POR VAIDADE OU SEM COMPROMISSO. VOU HONRAR A POPULAÇÃO DE AVARÉ

A Entrevista com o prefeito da cidade de Avaré, Poio Novaes, foi realizada pelo jornal da cidade O Bigorna. Veja abaixo a entrevista completa:

 

Poio: “Não assumi a Prefeitura por vaidade ou sem compromisso. Vou honrar a população de Avaré”

 Poio: “Não assumi a Prefeitura por vaidade ou sem compromisso. Vou honrar a população de Avaré”

 

Há 1 ano à frente da prefeitura, como o senhor pode definir as finanças municipais durante este tempo? Todas as dívidas estão sanadas? As dívidas de seu governo estão todas pagas?

 

Poio: Todas as dívidas de 2013 foram pagas. Apenas a cota patronal de março de 2013 a fevereiro de 2014 será objeto de parcelamento, o que está sendo calculado pela Avareprev. Fornecedores e prestadores de serviço que estavam com seus contratos vigentes e em ordem receberam o que prestaram ou ofereceram em 2013.

 

Um dos pontos que mais vem gerando críticas de infraestrutura é sobre a coleta de lixo. O que vem ocorrendo?

 

Poio: O maior problema é o sucateamento da frota de caminhões compactadores de lixo. Temos oito veículos e quatro deles são antigos e mantidos em oficina para manutenção com extrema frequência, o que acaba sobrecarregando os demais, que também precisam passar por manutenção. Em conclusão, temos que ter em funcionamento pelo menos quatro veículos em boas condições. Estamos nos preparando para aumentar nossa frota, com compra de caminhões, além, é claro, de solicitar do governo do Estado que nos dê este benefício. Tive um excelente bate papo com os servidores da coleta e frisei a eles que não tomaremos nenhuma decisão sem a opinião e o consentimento deles. Mais importante, ninguém seria prejudicado em uma eventual terceirização. Trabalho e continuarei trabalhando em conjunto com os funcionários.

 

Haverá terceirização. Se sim, quais os benefícios? E os funcionários do setor, com sua situação?

 

Poio: Ainda não temos a decisão final, mas está sendo direcionada para manutenção da coleta de lixo com recursos próprios por meio da aquisição de novos veículos, como respondido acima.

 

O senhor não mudou sua equipe de secretários. Apenas adicionou alguns. O senhor está contente com sua equipe?

 

Como tivemos um ano difícil em 2013, seria injusto que meus Secretários fossem avaliados de forma adequada. Alguns, sem orçamento, não tiveram a oportunidade de realizar muita coisa. Este ano, com um orçamento mais adequado, a avaliação será feita de forma mais rígida. No momento não tenho motivos para mudança de qualquer um deles.

 

O asfaltamento dos bairros Paraíso e Terras de São José serão realizados neste ano?

 

Poio: O asfaltamento do Bairro Paraíso já está com orçamento aprovado, sendo que parte dele está para ser retomado e o restante ainda está para aprovação do projeto. Tudo correndo bem, sem intercorrências, teremos a finalização do asfaltamento do Paraíso. Com relação ao Bairro Terras de São José, vai depender da conquista de recursos dos Governos Estadual e Federal para sua efetivação.

 

O IPTU vem gerando grande revolta por parte de uma parcela da população, a qual diz que houve abusos nos aumentos. Uns alegam até 77% a mais do que o valor anterior. O que houve?

 

Poio: Na realidade, não houve aumento de IPTU além da inflação de 5,91% para as construções que não sofreram nenhuma alteração. Quem aumentou sua residência ou a construiu, comunicou a Prefeitura, teve seu projeto aprovado e seu IPTU e ISS de construção ajustados de forma correta. As pessoas que aumentaram (15% acima da área total da obra) ou construíram sua casa e não comunicaram à Prefeitura, foram identificadas por fotos aéreas desta situação. Esses imóveis tiveram acréscimo de construção incorporado ao IPTU e receberam a cobrança do ISS correspondente. Ocorre que nesta implantação de novos valores nos carnês, podem ter ocorrido falhas em alguns casos. Em suma, quem aumentou sua casa e não havia comunicado a Prefeitura, teve seu IPTU reajustado. Quem tiver dúvidas sobreo valor cobrado deve procurar o Departamento de Cadastro para esclarecimentos.

 

A Prefeitura tem vistoriado imóveis de proprietários que solicitam revisão. Se identificados erros, os valores são corrigidos.

 

O senhor não teme ser taxada como um prefeito que aumentou demais o IPTU?

 

Poio: Não. Não aumentei, apenas corrigimos de acordo com a inflação. Quem aumentou sua residência e não havia comunicado a Prefeitura é que teve seu IPTU corrigido. Setores da imprensa e alguns agentes públicos, de forma irresponsável, tentam generalizar esta situação, o que é inverídico.

 

O Pronto-Socorro continua sendo criticado. A população pode esperar a UPA para quando?

 

Poio: A UPA III já está com sua construção iniciada. A previsão é de término no mês de Setembro, salvo situações adversas que possam ocorrer.

 

Ainda existem reclamações sobre falta de remédios nos Postos. O que está acontecendo?

 

Poio: O índice de mandados de segurança para obtenção de medicamentos em nosso governo é nulo. Isso representa que estamos atendendo a todos de forma adequada. Os Postos de saúde estão bem abastecidos de medicamentos.  Alguma medicação pode não estar disponível em alguma unidade de saúde naquele momento, mas nosso almoxarifado tem o medicamento. Algumas vezes é o envio deste medicamento à unidade que sofre algum atraso.

 

Como o senhor espera neste ano (2014) as relações com a oposição, já que Denílson Ziroldo e Roberto Araujo parecem dispostos a retaliar sua administração.

 

Poio: “Enquanto os cães ladram a nossa caravana passa”. Cada um tem uma forma de atuação. Fui vereador de oposição, mas a fazia de forma construtiva, auxiliando o governo na busca de recursos e demonstrando, no caso de rota equivocada, qual era o melhor caminho. Respeito vereadores que possuem este comportamento. Agora, criticar por criticar, sem construtivismo, é desprezível.

 

O PP (David Cortes e Edinho) já estão com o senhor no governo? Participarão da situação e base de apoio?

 

Poio: O PP do Deputado Curiati, nosso grande amigo, e dos vereadores Davi Cortez e Edinho, é independente. Tenho o maior respeito pelos vereadores do PP.

 

Nossas reuniões de segunda-feira com os vereadores não são um encontro de vereadores da base. É uma reunião de discussão dos projetos que serão votados na Câmara naquele dia, além de diversas outras situações. Alguns vereadores ficam com receio de frequentar pela forma que a imprensa vai classificar esta situação. É uma oportunidade importante de os vereadores entenderem todos os projetos que serão discutidos e votados de forma profunda, de forma que tenham a noção exata do que vão aprovar ou rejeitar. Não existe imposição de votos.

 

Já existe nos bastidores, uma forte arrumação para um candidato confrontá-lo nas próximas eleições. O senhor teme este possível candidato, que, em tese, seria apoiado pelo ex-prefeito Joselyr Silvestre, ou até mesmo o próprio Joselyr?

 

Poio: Em primeiro lugar, creio que não é momento de discutir sobre eleições. É momento de encontrarmos soluções para os problemas da cidade. Acho extremamente difícil a viabilização eleitoral de Joselyr Silvestre. O volume de condenações que sofreu, está sofrendo e continuará não permitirão que recupere sua condição eleitoral. Não temo nenhum adversário caso eu venha a disputar qualquer cargo eleitoral no futuro. Caso faça esta opção, tenho a certeza de que colocarei meu nome à disposição do eleitorado por ter realizado um trabalho digno e de qualidade.

 

Quais os planos para 2014?

 

Poio: Tenha a certeza de que 2014 será um ano de conquistas. Estamos focados em consolidar o que já conquistamos e buscar novas melhorias para o povo de Avaré.

 

A conquista da duplicação da SP 255 em seu trecho urbano será a maior obra já realizada em nosso município. Serão mais de 110 milhões investidos em uma obra que vai modificar, de forma extremamente positiva, nossa cidade.

 

Zeraremos o déficit de vagas em creches (jamais conseguiram este índice nos últimos anos) com a construção de 4 novas creches. A construção da UPA e de mais sete unidades de saúde, do Centro Especializado em Reabilitação, do Centro de Convivência do Idoso, a solução da erosão da Gilberto Filgueiras, da curva do “S”, e outras diversas obras transformarão o nosso município em um canteiro de obras. Aguardem e testemunharão a transformação que nossa cidade sofrerá. Tudo dentro da legalidade, sem desvio de dinheiro público. Não assumi a Prefeitura por vaidade ou sem compromisso. Vou honrar a população de Avaré, tenham a certeza.

 

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados