Estreitar os laços entre família e escola por meio de um diálogo aberto, compreendendo a importância do ambiente doméstico para o desenvolvimento infantil.
Essa é a proposta dos encontros que o serviço de Psicologia Escolar da Secretaria Municipal de Educação vem realizando junto a famílias de alunos matriculados escolas municipais de Avaré.
O trabalho realizado desde julho pelo psicólogo escolar Joseval de Almeida é uma ação do Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE), órgão ligado à pasta que administra processos inclusivos de crianças com deficiência na Rede Municipal de Ensino.
Além de palestras voltadas para os pais, o profissional realiza atendimentos individualizados para orientações com relação ao trato com as crianças.
O serviço de Psicologia Escolar já foi desenvolvido em várias escolas e creches municipais, beneficiando dezenas de famílias por meio de um importante ativo: a informação.
“Frases como “a fala dele abriu meus olhos” ou “vou prestar mais atenção na minha maneira de falar com meu filho” são comuns após esses encontros”, explica a Educação. Outras unidades vão receber o serviço futuramente.