Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias Rotarianos avareenses se unem em prol de vacinação contra a poliomielite

26/07/2018 10h00

Rotarianos avareenses se unem em prol de vacinação contra a poliomielite

Seguindo uma diretriz de Rotary International, que está trabalhando incessantemente para divulgar a importância da vacinação das crianças de 0 a 4 anos contra a poliomielite, os Rotary Club de Avaré, Rotary Club de Avaré - Jurumirim e Rotary Club de Avaré - Expoente, se uniram em prol da causa.

 

Durante a realização da tradicional festa caipira do Nhô Musa, que aconteceu no último final de semana, os três clubes distribuíram folders alusivos à campanha de vacinação, deram doces para as crianças e conversaram com seus pais.

 

Graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, os rotarianos puderam montar um posto de informações na Concha Acústica, local do evento.

 

Vale destacar que este ato foi o primeiro de uma série a serem realizados durante este ano, que visam conscientizar pais e mães acerca da importância da vacinação.

 

Porque devo vacinar meu filho?

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus, cuja incidência maior se dá em crianças menores de quatro anos.

 

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

 

As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.


 

E o que o Rotary tem feito?

Livrar o mundo da poliomielite é a nossa principal meta. Desde 1979, junto com nossos parceiros, investimos bilhões de dólares em pesquisas, vacinação, conscientização e conseguimos reduzir os casos da poliomielite em 99,9%. Nesse meio tempo, ajudamos a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a pólio, em 122 países. Falta muito pouco para erradicarmos a poliomielite, mas precisamos de sua ajuda.


 

O problema: Mães e pais não vacinam seus filhos!

Apesar de o nosso país não ter casos de poliomielite registrados há 28 anos, a resistência de pais e mães em imunizar os seus filhos contra a doença tem aumentado o risco de novos casos.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poliomielite foi erradicada no Continente Americano ainda em 1994, mas no mês passado a Venezuela registrou o primeiro caso em anos.

 

Por isso, se você tem filho na idade entre 0 a 4 anos, procure o Posto de Saúde mais próximo e pergunte sobre a vacina, que é totalmente gratuita.

 

Lembre-se de que é ilegal não vacinar uma criança sob seus cuidados. Tal atitude, que é juridicamente classificada como “negligência” pode gerar processos e penalizações, além de expor a risco de vida, alguém que depende somente de você para crescer saudável e feliz!

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados