Disque Avaré - (14) 3732-3482

Guia Avaré

Clima Agora

Avaré/SP MAX MIN

Guia Avaré Notícias Semana Djanira mobiliza estudantes para artes na CAIC

18/06/2018 14h26

Semana Djanira mobiliza estudantes para artes na CAIC

Aberta na última segunda-feira, a Semana Djanira 2018, evento criado para motivar o interesse da classe estudantil na carreira da avareense Djanira da Motta e Silva (1914-1979), uma das principais pintoras do Brasil no século vinte, envolve alunos das redes pública e privada.

 

Organizada com apoio da Faculdade Eduvale e da Unimed Avaré, a iniciativa cultural prevê visitas monitoradas ao Memorial Djanira, instalado na área do Centro Avareense de Integração Cultural (CAIC). “Estamos recebendo desde os pequeninos do ensino básico até os mais maduros do ensino superior. É uma jornada de louvor àquela que quis criar uma arte genuinamente brasileira”, diz o secretário da Cultura Diego Beraldo.

 

No espaço, este ano, está montada uma mostra com obras inéditas da pintora – uma série de serigrafias da coleção do pesquisador sorocabano Gilberto Fernando Tenor.

 

Aberto ao público, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, o Memorial Djanira, instalado na segunda gestão do prefeito Joselyr Benedito Silvestre, funciona como centro de divulgação e pesquisa sobre a pintora avareense. O espaço tem sob sua guarda, peças e utensílios do ateliê da artista que se projetou no Rio de Janeiro.

 

Visitado também por turistas, o Memorial é dedicado à preservação e pesquisa de obras, documentos e fotografias, roupas, livros, prêmios e instrumentos musicais de Djanira. Mantém, ainda, exposição permanente de seus objetos pessoais e trabalhos artísticos, como desenhos, serigrafias e xilogravuras.

 

Sábado artístico – O encerramento da Semana Djanira 2018 transcorrerá na tarde do próximo sábado, no bosque da CAIC, das 13h às 17h, sob a coordenação dos alunos da Faculdade Eduvale, os quais prepararam uma variada programação elaborada por oito cursos, sob a coordenação dos alunos de Publicidade e Propaganda.

 

O curso de Jornalismo fará cobertura do evento, o de Direito oferecerá aos participantes, orientação sobre direitos autorais e liberdade de expressão, o de Enfermagem orientará sobre tuberculose (doença que Djanira sofreu) e fará aferição da pressão arterial das pessoas, o de Arquitetura promoverá concurso de pipas (tema de várias telas da artista), o de Nutrição fará uma gincana brincando com alimentos e o de Zootecnia oferecerá avaliação nutricional de pets (Djanira criou vários cães).

Comentários

 
 
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2018 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados