Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias Volkswagen frauda 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo

17/09/2015 15h06

Volkswagen frauda 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos acusou recentemente a Audi e a Volkswagen de usar um “dispositivo manipulador” em cerca de 482 mil automóveis (naquele país) por engano durante os testes de emissões de poluentes. E nesta semana, a empresa alemã confirmou o erro e que tal dispositivo foi instalado em aproximadamente 11 milhões de veículos em todo o mundo.

Este dispositivo é encontrado em carros equipados com motor 2.0 TDI turbodiesel EA 189, o que inclui o Beetle (Fusca), Golf, Jetta e A3 de anos 2009 a 2015 e também o Passat 2014 e 2015. O propulsor recebeu um software especial capaz de detectar automaticamente quando o carro passa por testes demissões e se transforma em um dispositivo de controle de emissões do veículo. Após isso, o programa é desligado e o carro passa a funcionar normalmente.

Ainda de acordo com a EPA, esse software permitiu a Audi e Volkswagen a cumprir integralmente as normas de emissões durante os testes. No entanto, os níveis de emissões são de 10 a 40 vezes acima do permitido.

Na manhã de hoje (terça-feira, 22), as ações da companhia registraram queda de 20% na Alemanha, o que se traduz em um prejuízo de aproximadamente R$ 58 bilhões aos acionistas. Para corrigir todos os carros afetados e “ganhar de volta a confiança dos clientes”, a VW vai separar 6,5 bilhões de euros de seu orçamento em 2015.

Além disso, a Volkswagen pode enfrentar ações judiciais de grupos ambientalistas, acionistas e também de alguns clientes, que demostraram desejo de obter o reembolso de seus carros equipados com motores 2.0 TDI.

De acordo com o site Der Tagesspiegel, a VW deve demitir Martin Winterkorn do cargo de presidente-executivo. Para ocupar o cargo, a montadora pode anunciar na próxima segunda-feira (28) o atual presidente da Porsche, Matthias Müller.

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados